top of page

Memória x Vitamina B12

  • Katiana Ramos
  • 20 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 30 de jun. de 2023


modelo com a mao na cabeça. memoria

Sua memória está péssima? A vitamina B12 faz parte das vitaminas do complexo B, podendo ser encontrada nas formas de cobalamina, cianocobalamina e metilcobalamina. Atuando como um catalisador para várias reações no corpo. Uma de suas principais funções é participar da manutenção do sistema nervoso e do reparo do DNA.

Sua deficiência no organismo pode levar a vários problemas de saúde, como perda de memória e doenças relacionadas à demência. Vários fatores podem estar associados a problemas de memória, incluindo estresse, ansiedade, doenças neurológicas, má alimentação e falta de hábitos saudáveis.

Vale salientar que ao longo da vida os neurônios por realizem inúmeras funções, com o tempo tendem a desgastar e reduzir a sua capacidade funcional, quando apresentamos níveis satisfatórios de vitamina B12, os malefícios tendem a ser reduzidos, pois, a vitamina auxilia na produção e reparação desses neurônios, propiciando um maior equilíbrio nas reações do metabolismo.

suplementação de b12

O que a vitamina B12 tem a ver com nossa memória? Trata- se de uma deficiência pouco diagnosticada, mas que deve ser acompanhada com o máximo de atenção na saúde de todos os indivíduos, não apenas veganos/vegetarianos e idosos. É ideal manter os níveis deste nutriente acima de 500 pg/mL e avaliar a necessidade de uma dose de manutenção em casos de indivíduos que não consomem proteínas animais ou apresentam dificuldade na absorção.


alimentos ricos em b12

A realização de exame referente aos níveis de vitamina B12 deve ser feita de forma periódica e avaliar a combinação entre compostos que potencializam a absorção da vitamina assim como a melhor via de administração (oral, cápsula, pó, xarope e/ou gotas).


Outro ponto a ser lembrado é com relação à suplementação dessa vitamina. A dosagem para que se chegue aos níveis adequados será individual, bem como as orientações sobre o consumo. Por isso, não busque ingerir por conta própria. Busque ajuda de um profissional de nutrição.


Relação memória e vitamina b12

bottom of page